quarta-feira, 21 de abril de 2010

VIVA BRASÍLIA

Hoje é festa histórica no quadradinho do mapa. São bodas de ouro afinal. Apesar de todos os pesares, ela merece sempre ser festejada e celebrada.

Por 10 anos fui uma típica candanga e isso acaba incorporando por todo o sempre.

Brasília por mais longe ou perto que esteja sempre está aqui dentro de mim.

Amo Brasília e nunca odiei nada durante toda a minha caminhada. Consigo viver sem morar nela, mas se tiver que ser, voltaria a morar tranquilamente.

Todas as grandes e ínfimas descobertas que fiz de Brasília valeram a pena.

Cidade única e esse talvez seja seu maior charme. Que sempre olharei com olhos de turista, pois não tem como não ficar fascinada com sua beleza e poesia.

Por mais que saia da memória o nome daquele café bacana, daquela quadra que tem um barzinho legal e daquele crepe maravihoso com nome de uma estudante de Relações Internacionais... a emoção permanece.

Lago Paranoá, tesourinha, sala egípcia do templo da Boa Vontade, música eletrônica na Garagem, rolinho primavera do Careca, caminhada pelas entre quadras, canto das cigarras, Liberty Mall com seu cinema de boneca, poltrona do Cine Brasília e o saudoso Karim, gibiteca do Espaço Renato Russo, metrô que anda por cima, janelas e janelas, embaixo do bloco tudo podia acontecer, caminho de barro vermelho, dançar na praça dos Três Poderes, churrasco na casa de fulano, fila na balada, Café da Rua 8 e Martinica Café, todos os Mc Donald’s da vida, passagem subterrânea, Frei Caneca para colocar o papo em dia, festa de curso lá na puta que pariu, andar no parque da cidade, feirinha da torre dia de domingo, biscoitinho da Manolo, cachorro-quente referência, Skys pós balada, quadra dos restaurantes, friozinho bom, canteiros floridos, vários sotaques em um bem particular, Legião Urbana, subsolo da Unb, La Palma e todos os seus temperos, Fratelo e a pizza de maçã verde, Dom Bosco e sua pitoresca fatia de pizza, algum ponto da Octogonal, eixão fechado no feriado, comida mexicana e tequila ouro, frozen de manga do texano, açaí no pontão, aniversário no Lago Norte, festinha na embaixada, espetáculo no Teatro Nacional, Crepe Au Chocolat sempre bem acompanhada, Igreja Dom Bosco para rever os pensamentos e conversar com os próprios botões, Siciliano lá do Pátio, Ipês coloridos, um Pão de Açúcar sempre perto de você, cine da Unb só pra mim, a terceira ponte, um suco no Marietta, o pub de sempre, show da esquadrilha da fumaça, esperar o filme no café do cine Academia, Clube do Choro uma boa pedida sempre, ala dos estudantes da LBV, floricultura perto do cemitério, corta pelo parque que é melhor, 310 norte porta aberta a todo momento, casa da tia Rita, feira da lua no Gilberto, biblioteca do Senado, sex shop no Conik, blazer do brigadeiro, festa a fantasia e de pijama, Girraffas aberto com certeza, biblioteca da 13, churros no meio do caminho, Melhores do Mundo para gargalhar, palmeiras imperiais na descida da esplanada, céu refletindo todo o esplendor do mundo e o encontro de amigos de fora e da terra juntos em um só coração.

Por você Brasília eu bato palmas sempre!

By Fulana – uma eterna candanga

sexta-feira, 16 de abril de 2010

PARA BIA

Lembro bem daquela sexta-feira, 16 de abril de 2004. Acordei cedinho pois aquele seria um dia importante e especial.

Estava apreensiva, eu que nunca tinha tomado anestesia, tinha medo, não posso negar.

Entrei na maternidade chorando. Medo, misturado com ansiedade, nervosismo, porque a partir daquele grande acontecimento minha vida ia mudar para sempre.

O parto foi muito tranquilo. Você chegou ao mundo chorando e finalmente conheceu aquela que te carregou, com prazer, durante os 9 meses e que já falava sempre com você. Será que você achou a minha voz familar?

A partir dali minha vida mudou verdadeiramente. Não só a minha, mas a nossa, filha. E que mudança!

Um turbilhão de novas emoções, aprender cada coisa, o medo de te machucar, de acontecer algo com aquele ser indefeso. Lembro que não deixei minha mãe dormir na maternidade. Queria que ela ficasse olhando para você o tempo todo, rsrs.

Confesso que o início não foi fácil, mas te ver crescendo, começando a rir, a conhecer as pessoas, é tudo muito gostoso. As noites de sono perdidas, as tardes de brincadeiras, as febres, as leituras de histórias, as músicas e os dvd´s que se repetiam sem parar. Os beijos sem pedir, os carinhos, o primeiro dia de aula, a primeira vez que vai para a casa da amiguinha, que faz um passeio da escola, o sorriso e os abraços nos reencontros...

Hoje também é sexta-feira, 16 de abril de 2010. Você está fazendo 6 anos. Minha menina está crescendo e se tornando muito mais que uma filha, uma companheira. Uma menina inteligente, madura, sensível, dona de uma discrição que ninguém te ensinou, e linda.

Nesses 6 anos juntas aprendemos tanta coisa. Você me ensinou e me ensina a cada dia a desempenhar o meu melhor papel, você me ensina a ser mãe, filha.

Feliz Aniversário!

Sua mãe - Sicrana

quinta-feira, 15 de abril de 2010

O QUE FAZER...


...num fim de semana prolongado e com muita chuva?

Pipoca

Filme

Vinho

Cobertor

Pé com pé

Brincadeiras

Um bom livro

Bate-papo

Os planos eram outros, mas existem outros planos maiores que os nossos.

By Sicrana

MUITA CHUVA

By Sicrana

segunda-feira, 12 de abril de 2010

BLUE

Então... não deu para escapar e ela aproveitou a situação e se instalou confortavelmente (para meu desespero) dentro do meu ser.

Tristeza do mundo todo em mim.

Sem exageros leoninos.

Pateticamente assim e com ajuda da chuva.

Vou para o esconderijo da Ana Cañas.

By Fulana totalmente blue

quarta-feira, 7 de abril de 2010

TPM

Dona TPM, desculpa a intimidade mais prefiro te chamar de: Querida Tê.

Então, querida Tê, preciso muito ter uma palavrinha com a dona moça. Já está na hora de chegarmos a um acordo no mínimo municipal sobre o caos originado devido a sua atuação. Assim não dá! Assim não tem condições! Pleiteio sem mais e com uma extrema urgência as seguintes mudanças:

- Saia já do corpo da Sicrana, ela anda malvada além da medida. Até bloquear as coisas anda bloqueando. Isso não se faz querida Tê. Onde já se viu isso nos dias de hoje?

- Afaste-se de mim imediatamente. Essa vontade de chorar por tamanha bobagem já perdeu a noção do senso prático. Não dá para manter a cara de paisagem a todo o momento que o choro insiste em invadir meus olhos.

- Pra quê essa gritaria toda por coisa pequena? Não tem príncipe encantado que agüente esses momentos loucuras over. Seja mais compreensível e tolerante... pelo amor de Deus!

- Essa fixação por doce só favorecerá o prêmio de Miss Bola de Pilates. Precisa mesmo de tudo isso? Já ouviu falar em Aydênia? Faz milagres que você nem acredita, menina!

- Explica de onde vem esse instinto assassina sanguinária que surge em situações tão triviais que sinceramente tenho pena dos transeuntes e toda a figuração ao redor. Cuidado, stress mata, sabia?

- E quê melodrama todo é esse por um comercial de tv que nem música legal tem? Tenha modos e no mínimo bom ouvido musical!

- Se caiu, caiu e pronto. Precisa ficar arrasada em lágrimas eternas por que a porra do pote de sal caiu no chão? Precisa não, você bem sabe, né Tetê?

- Já pensou em ficar bem quietinha, na sua real insignificância e se dirigir para o escanteio do mundo pra ninguém te perceber?

Garanto que muita gente vai ficar feliz! Nem sentirá sua falta e agradecerá tremendamente o seu sumiço imediato.

Que tal tirar férias e sumir para outra galáxia? Dizem que é bem lindo pelas bandas de lá.

Vai por mim... se liga querida Tê... já deu, né?

By Fulana – preocupada com ela e com Sicrana...