quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

O CAÇADOR DE PIPAS

Depois de me emocionar com o livro, ontem finalmente assisti ao filme O Caçador de Pipas (The Kite Runner), baseado no livro homônimo de Khaled Hosseini.

O livro é maravilhoso, do início ao fim, daqueles que você chora, e quer ler sempre mais. No meu caso, ainda fiquei triste porque acabou, apesar de querer muito chegar ao final para ver como tudo aquilo ia acabar.

Quanto ao filme, gostei e não gostei. Achei muito resumido, omitindo coisas que julgava importante, como a culpa que Amir carregou pelo resto da vida por ter traído o amigo de infância, entre muitas outras coisas que não vou contar, senão perde a graça para quem ainda não viu ou leu. Claro que tempo de filme é diferente e não tem como ter a riqueza de detalhes que tem em um livro, porém foram feitos cortes radicais que deixaram algumas coisas no ar, perdendo a emoção e a justificativa para muitos acontecimentos.

Por outro lado, gostei de ver os mesmos diálogos do livro, adorei a interpretação dos atores, com algumas exceções. Vale ressaltar a beleza das cenas que retratam a infância de Amir e Hassan.

Entrei no cinema preparada para muita emoção, e confesso que me decepcionei um pouco.

Recomendo muito o livro. Não deixem de ler. E depois, assistam ao filme.

Apesar de tudo, vale a pena.

by Sicrana

3 comentários:

Anônimo disse...

Penso que raramente os filmes se aproximam dos livros, prova disto foi o código Da Vinci,o livro é de tirar o fôlego, o filme é um passeio. O erro já começou pela escolha de Tom Hanks(execelente ator) mas não casou com o personagem....penso que vou ter a mesma decepção com o Caçador....mas após ler o livro vou arriscar....com A Bússola de Ouro fiz o processo inverso já a ssisti o filme vou ler o livro depois.
Espero que se resolverem filmar A Sombra do Vento seja tão bom quanto o livro (estou lendo)sensacional...
Beijooooooo girls......

MamiS

Dayse Brunner disse...

Meninas,

Nao fui num cinema aki no velho continente ainda, acreditam?
2 fatores graves "desanimantes":

-Assistir filme em alemao
-Pagar 14,00 euros (com esse valor compro passagem de ida Viena - Praga ou colocando mais 6 euros ida e volta Viena - Londres)
eheheheheheeh

Por enquanto pemanecerei por fora dos circuitos cinematográficos e literários...
:P

Auf Wiedersehen!
:*

FULANA E SICRANA disse...

Mamis,

O filme é muito fiel ao livro, com exceção do final, onde fizeram umas mudanças horríveis. Mas também é muito difícil conseguir chegar próximo à qualidade do livro.
Como disse Isabel Allende:

"Esta é uma daquelas histórias inesquecíveis, que permanecem na nossa memória por anos a fio. Por muito tempo, tudo o que eu li me pareceu sem graça. Todos os grandes temas da literatura e da vida são o material com que é tecido esse romance extraordinário: amor, honra, culpa, medo, redenção."

Já comecei a ler dois livros após o seu término e nada me atrai. Acho que estou ainda inebriada por essa história.

Continua passando por aqui.

Beijos.

Dey,

Que caro esse cinema, hein? Aqui no Shopping Salvador, é R$ 17,00 e a gente já reclama, rsrs.
Vou fazer uma campanha para enviarmos livros para você.
E lembre: "Quem converte não se diverte".

Beijos,

Sicrana