sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

DE PARIS COM AMOR

Lua-de-mel em Paris é um típico clichê.

Recomendarei por toda a minha vida.

Hoje, não tem como não ouvir Piaf e não ficar com lágrimas nos olhos e o peito cheio de saudades do passeio de barco pelo Rio Sena.

Na verdade minha visão de mundo mudou totalmente depois de Paris. Quando o sonho vira realidade é preciso comemorar. Hoje, me dei conta que ainda não brindei Paris na minha vida.

Explico:
Foi um sonho de muitos e muitos anos. Todos os dias durante dois anos seguidos a Torre Eiffel me dava bom dia pelo desktop. Nos momentos de tensão e agonia, buscava nos meus arquivos a imagem de uma cafeteria parisiense e ela tinha o poder mágico de me acalmar. Acompanhava (e acompanho) o Conexão Paris religiosamente para entender os franceses e descobrir seus segredos. Escutava rádios francesas para compreender mais a língua que ainda falo bem pouco, mas com charme. Lia os jornais franceses na net com a mesma freqüência que leio a Folha de São Paulo ou A Tarde.

Durante os preparativos para o casório percebi que tinha escolher entre trocar o carro ou viajar para a França. Em nenhum momento o carro foi prioridade... risos. Hoje, sei que nenhum carro tem o poder de ofuscar Paris.

Ter a Torre Eiffel como paisagem da minha janela durante a estadia lá foi um daqueles presentes de Deus. Ela que todo dia me dava bom dia, estava lá na minha janela de hotel.

Em Paris eu briguei como uma legítima latina, reclamei como uma típica londrina, vibrei como uma autêntica brasileira e me emocionei várias e várias vezes como uma verdadeira baiana.

Os franceses foram extremamente gentis comigo e com os meus. Isso foi um dos brindes da viagem.

Saudades de tudo.

No coração e na alma ficam: o frio perfeito do Outono, os macarrons da Ladurée, ver a Torre Eiffel piscando, almoço em Versailles, chocolate quente do Angelina, bateau mouche final da tarde, Monet, Madonna on the Rocks, panine no Jardins de Luxemburgo, Café da Amelie Poulain, creme brullée, metrô, pizza do tiozinho, não filma que vai encher a memória, salade de thon, Sephora, flores nas janelas, Said, carrinho de golfe, sirene de polícia, sopa de ervilha com menta, sorvete no frio, meias-calças e botas, une carrafe d’eau, s’il vous plaît!

Enfim... Paris é linda, dá vontade de sentar em todos os cafés, comprar ramelhetes de flores à todo momento, provar todos os queijos, comprar todos os livros nos sebos, beber vinho e beijar muito.

Estamos em Paris !!!

Puro clichê.

by Fulana

2 comentários:

FULANA E SICRANA disse...

Nossa!
Boas lembranças de Paris. Aquela cidade é simplesmente maravilhosa.
Me emocionei e dei boas risadas lendo seu texto.
Beijos,
Sicrana

Anônimo disse...

Amei!!! Paris sempre surpreende...
Viagem maravilhosa. Quantas saudades... menos da sopa de ervilha com menta...rsss
bjos

Mila