segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Antes de ser mãe...


Estou cada vez mais apaixonada por minha filha.

A cada dia percebo o quanto está mais linda, inteligente, amável, carinhosa...

Ela me cativa, me emociona, me alegra, me impulsiona, me ensina tanta coisa, me dá forças para continuar.

E no meio dessa atmosfera de amor incondicional, li um texto de Affonso Romano de Sant'Anna, que apesar de ser homem, conseguiu expressar muito bem o significado de ser mãe.

Então resolvi reproduzi-lo:

"Antes de ser mãe, eu fazia e comia refeições quentes. Eu usava roupas sem manchas. Eu tinha calmas conversas ao telefone.

Antes de ser mãe, eu dormia tão tarde quanto eu quisesse e nunca me preocupava com que horas iria para a cama. Eu escovava meus cabelos e tomava banho sem pressa.

Antes de ser mãe, minha casa estava limpa todos os dias. Eu nunca tropeçava em brinquedos, ou pensava em canções de ninar.

Antes de ser mãe, eu não me preocupava se minhas plantas eram venenosas. Eu nem sabia que existiam protetores de tomada.

Antes de ser mãe, ninguém nunca tinha vomitado ou cuspido em mim. Eu nunca tinha sido mordida nem beliscada por dedos minúsculos. Ninguém nunca tinha me molhado.

Antes de ser mãe, eu tinha controle da minha mente, dos meus pensamentos, do meu corpo e do meu tempo. Eu dormia a noite toda.

Antes de ser mãe, eu nunca tinha segurado uma criança chorando para que pudessem fazer exames ou aplicar vacinas. Eu nunca havia experimentado a maravilhosa sensação de amamentar e saciar um bebe faminto. Eu nunca tinha olhado em olhos marejados e chorado. Eu nunca tinha ficado tão gloriosamente feliz por causa de um simples sorriso. Eu nunca tinha sentado tarde da noite só para admirar um bebê dormindo. Eu nunca tinha segurado um bebê dormindo só porque eu não queria deixá-lo. Eu nunca havia sentido meu coração se quebrar em um milhão de pedaços porque eu não pude parar uma dor. Eu nunca imaginaria que algo tão pequeno pudesse afretar tanto minha vida. Eu nunca soube que eu amaria ser mãe.

Antes de ser mãe, eu não conhecia a sensação de ter meu coração fora de meu corpo. Eu não conhecia a força do amor entre uma mãe e seu filho.

Antes de ser mãe, eu não conhecia o calor, a alegria, o amor, a preocupação, a plenitude ou a satisfação de ser mãe. Eu não sabia que era capaz de sentir tudo isso com tanta intensidade.

Antes de ser mãe..."

by Sicrana

4 comentários:

Daniela Valverde disse...

Olá Sicrana. Muito bacana o texto! Vou mandá-lo para uma amiga que está na maternidade neste momento, dando vida ao Luis Felipe! Beijos

Marcelo Sant´Ana disse...

E antes de você?
Bj

FULANA E SICRANA disse...

Dani, mais uma vez obrigada pela visita. Mostre a sua amiga e aos poucos ela vai entender como tudo isso é real. Bjs.

Marcelo, e antes de você? Bjs...

Sicrana

Anônimo disse...

Olá meninas, me considero um mãe postiça,pois apesar de não ter filhos de meu ventre,já carreguei muitos destes tesouros no colo, e realmente é um momento único, não tem nada mais cativante que o sorriso, o abraço de uma criança dissipa todas as nuvens.
Que Nossa Senhora proteja todas as mães.

Beijooooo

Altay Veloso - Estrela Luminosa

Maria cheia de raça...não teve de graça o que recebeu
Quando alguém é um rio que gera um oceano
Não há nenhum tirano que arranque o que é seu
Um ventre quando se transforma em um santuário é
revolucionário a meu modo de ver
Ninguém vai do parto ao santo sudário sem saber porque
Tem que ter a luz da humildade
Cumplicidade, amor e revelia
Ninguém se torna mãe da cristandade sem a santa
ousadia
Olhos que velaram pelo sono de Adonai
Clareai o mundo, mãe, iluminai
Cada vez que um de nós se ver tentado pela insana
covardia
Divina mãe...estrela luminosa que perpetuou Belém
Guerreira mãe...nos dias de trevas nas ruas de
jerusalém...
Olhai por nós nas horas de tristezas, nos momentos de
aflição
E derramai a poderosa força de vontade em nosso
coração