sexta-feira, 12 de novembro de 2010

RASPBERRY CAKE

Tudo girava em torno de um novo rocambole. Depois do sucesso absoluto do rocambole de chocolate, receita inclusive que fará parte do Natal das Toilets, era preciso reinventar. Ou não.

A princípio o tradicional rocambole de goiabada vagou por um tempo na mente. Desisti. Padrão demais. Normal demais. Cadê o glamour?

Eis que a ideia veio rápido. Não faça de goiaba, faça com outra geléia. Entre tantas opções, inclusive as regionais. Optei pela amora para dá um clima de Natal sem neve.

A receita veio do caderninho de receita escrito à mão por minha mãe que ganhei quando fui morar sozinha pela primeira vez:

Receita Rocambole Doce

Ingredientes:

4 ovos
2 xícaras de açúcar
1 colher de chá de sal
1 colher de sobremesa de fermento
1 xícara mal cheia de leite
250 g de geléia de amora

Modo de fazer:

Bate-se as claras em neve e separe. Em seguida, bata na batedeira as gemas, coloca o açúcar e o sal. Acrescenta a farinha, o fermento e por último o leite. Mistura bem tudo. Depois, acrescente as claras em neve e misture com a espátula (não leva mais na batedeira) com movimentos suaves para deixar a massa fofinha. Leva no forno para assar (160º por 20 minutos) em assadeira retangular grande (nº 4) untada com manteiga e farinha de trigo. Em cima de um pano de prato úmido, desenforma e espalha a geléia por toda a massa. Enrola como rocambole e peinera em cima um pouco de açúcar refinado peneirado.

Pronto! Já terá seu rocambole de amora!

Eu não tive um rocambole... Como na receita materna não tinha todas as informações, usei assadeira pequena, o bolo cresceu lindo e mesmo assim eu insistir para enrolar. Afinal, a ideia original era um rocambole. Resultado, o bolo partiu bem no meio. Sorte minha que ao invés de rocambole fiz um belo bolo de amora e ninguém precisa saber, correto? Risos.

Enfim, meu café da manhã hoje foi um divino raspberry cake morninho com um bom café.
Como dizem os mais velhos: “ nada na cozinha se perde, tudo se transforma.”O feriadão começou com ótimas surpresas, hein? O bom de tudo isso foi se aventurar na cozinha ao som de La Belle Musique.

By Fulana – curtindo o Natal em pleno novembro.

3 comentários:

FULANA E SICRANA disse...

Eu quero...

Anônimo disse...

Tá se achando a doceira da família!!!!Fiquei com água na boca!Quando fizer essas inovações me convida,sou um a formiga e vc sabe!!
Bjs com gosto de amora
N.

Anônimo disse...

Passei por aqui para dizer que Amo você...

Saudades imenas...

V1