terça-feira, 10 de julho de 2007

Terça é dia de CHEIRO VERDE

Esse é o dia mais gostoso do nosso blog, afinal, é o dia que divulgaremos nossos maiores segredos... culinários obviamente. Tanto eu como a Sicrana temos um bom entendimento com a cozinha. Aliás, faz parte da minha listinha de felicidade cozinhar para meus amigos e pessoas que eu amo.
Tem dias que eu invento uma festa ou uma reuniãozinha só para colocar a mão na massa literalmente.

Pra quem já provou e pra quem tem curiosidade e disposição segue abaixo as nossas especialidades para estrear o Cheiro Verde com grande estilo:

Chocolate Quente by Carol

Ingredientes:

- 1 litro de leite
- 1 chocolate em barra meio amargo (200 gr)
- 1 cálice de licor Frangélico ou Conhaque
- 1 colher de maisena
- 1/3 da lata de leite condensado
- 6 colheres de sopa (cheia) de chocolate em pó (não pode ser Nescau ou Toddy)
- 3 canelas em pau
- Pitadas de canela em pó

Modo de Fazer:
Derrete a barra de chocolate em banho-maria, acrescenta o Frangélico ou Conhaque e o leito condensado. Em um recipiente separado mistura a maisena com um pouco de leite. Retira do banho-maria e em fogo baixo acrescenta o leite, a maisena dissolvida, a canela em pau, as pitadas de canela em pó e o chocolate em pó. Mexe até engrossar e retira pouco antes de ferver.

Bolo de Chocolate by Laurinha

4 ovos
2 copos de açúcar
250 g. de manteiga

Bate bem esses ingredientes e acrescenta:

2 copos de farinha de trigo
1 copo de chocolate em pó (também não pode ser Nescau)
1 garrafa pequena de leite de coco
1/2 copo de leite
1 colher de sobremesa com fermento (ou usar farinha já com fermento).

Mistura até ficar uniforme. Leva ao forno em assadeira untada e polvilhada.

Cobertura:
2 caixas de creme de leite
10 colheres de sopa de Nescau
2 colheres de açúcar
1 colher de manteiga
Leva tudo ao fogo até iniciar fervura.

Recheio:
1 Lata de leite condensado
3 colheres de sopa de Nescau
1/2 colher de manteiga.
Leva ao fogo, até o ponto de um brigadeiro mole. Se quiser pode acrescentar ameixa, nozes, chocolate picado.

Enfim, nada como chocolate para aguçar os sentidos...
Bom apetite!

by Fulana

4 comentários:

Anônimo disse...

O bolo é bom. Eu tinha direito a 3x por ano. Uma já passou e não guardou o meu. A do fim do ano eu não espero. Mas a do meu aniversário eu EXIJO.

FULANA E SICRANA disse...

A do meu aniversário estava lá a disposição, não comeu, perdeu, tava boa. No mais a receita está disponível e juro que completa, não tem nenhum segredinho que não tenha sido dito. Passe a receita, rsrs.

Sicrana

Unknown disse...

Estou com saudades do chocolate quente de Fulana. Mas, ainda quero prová-lo com o licor Frangélico. Estou em débito, né? Vamos marcar qualquer dia destes, o friozinho agradece...eheheh.

FULANA E SICRANA disse...

Mila,

Doações sempre são bem-vindas... hehehehehe

Anônimo,

Sua prima e sua tia já aprenderam a receita desse bolo delicioso. Acabou que você saiu no lucro, agora tem no mínimo 3 fonecedoras...hehehehe

Fulana