segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Ainda sobre Saramago...

Bom, eu li este livro há muitos anos atrás. E como já foi dito, anteriormente, algumas coisas sobre a história, vou falar um pouco apenas sobre as impressões que tive e permanecem até hoje. Este livro marca... principalmente se você for uma pessoa muito sensível.

Quando Carol me pediu para falar em duas linhas sobre a obra Ensaio Sobre a Cegueira, veio em minha mente um sentimento muito forte, indescritível. Uma sensação que apenas tive igual quando vi o quadro original de Picasso, El Guernica. Fiquei impressionada como uma obra podia transmitir tanta dor, angústia, caos e ao mesmo tempo nos fazer lembrar que somos seres humanos e não monstros ou animais selvagens.

Acho que o mérito deste livro seria o fato de nos levar a uma viagem que não tem volta e que nunca gostaríamos de ir. No final, nos faz ter a sensação de estarmos sozinhos no mundo, na mais completa solidão. Então, neste momento, você pode continuar se desesperando ou continuar vivendo. Você pode sentir um alívio quando terminar de ler o livro ou até mesmo não gostar dele.

Acho que o autor conseguiu fazer bem sua obra, pois leva cada leitor a ter sensações únicas, completamente subjetivas. Na minha opinião, a mensagem subtendida desta viagem interessante é que no fundo temos um medo inconsciente de descobrir realmente quem somos.

Boa leitura.

by Mila, aquela viajada e antenada não só com o NA TRILHA.

Nenhum comentário: