sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Lado B com duas participações especiais


Essa semana recebi um e-mail de Fulana, me apresentando o blog do diretor Fernando Meirelles, O Diário de Blindness, sobre o seu filme baseado no livro de José Saramago, Ensaio sobre a Cegueira. Ela dizia: "Temos que dar um jeito de colocar isso no nosso blog, que tal no Lado B?" Como não lemos o livro, ela teve a brilhante idéia de instigar alguns amigos a nos ajudar nessa missão, e deu nisso aí.

Valeu Leo e Dica.

by Sicrana

Recebi a missão de escrever um texto a respeito do livro “Ensaio Sobre a Cegueira”, de José Saramago. Minha primeira reação foi recusar, considerando que teria que escrever algo de ontem para hoje, que tenho um monte de coisas para estudar e que já li esse livro faz um bom tempo. Mas Fulana sabe ser insistente e muito convincente: “URGENTE URGENTE URGENTE URGENTE! Faz então só um comentário de 2 linhas do livro... qualquer coisa eu tou topando."

Isso, aliado ao fato de que ainda não aprendi a dizer não, me fizeram tentar escrever algo.


O primeiro livro do Saramago que li foi “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”. Logo virei fã. Depois li “Jangada de Pedra” e “Memorial do Convento”, meu favorito. “Ensaio Sobre a Cegueira” foi o seguinte. A essa altura já não estranhava o estilo do autor, em que os diálogos são pontuados simplesmente com vírgulas. Nada de dois pontos, parágrafo, travessão... Por isso, não é difícil encontrar uma página inteira sem um único ponto final ou várias páginas até que apareça um novo parágrafo.

A estória de “Ensaio Sobre a Cegueira” parte de um evento fantástico, como na maioria dos livros do Saramago. O evento, neste caso, é uma epidemia de cegueira. Aos poucos, num mundo de cegos, além da visão, vai-se perdendo também a moral. E, por isso, o livro tem algumas situações terríveis, desumanas, brutais. Foi isso que mais me marcou. Num determinado trecho, tive que parar de ler, respirar fundo e lembrar que era “só um livro”, para ter sangue frio de continuar a ler. Mas no meio de toda essa tragédia há um grupo que mantém a solidariedade, o amor e a bondade. O grupo é formado pelo primeiro cego, o médico, a mulher do médico, a rapariga, o velho da venda preta, o rapazinho estrábico e o cão das lágrimas.

Será interessante ver como essa estória é contada no cinema.

by Leonardo Esteves, mais conhecido como Menino Leo

É um livro que provoca sentimentos ambivalentes. Desespero, amor, ódio, nojo, compreensão, aversão, vontade de matar. É isso mesmo! Você descobre coisas que é capaz de fazer em determinadas situações, em que conscientemente afirmaria jamais ter coragem de fazê-las.

Mostra o lado animal do ser humano, de agir instintivamente quando se tem na mente apenas a luta pela sobrevivência. A mais importante lição do livro é o estado de cegueira. Fazendo uma comparação deste mundo imaginário para a nossa realidade, podemos perceber a dificuldade que temos em solucionarmos os problemas, porque, simplesmente, ficamos tão cegos diante da problemática que não conseguimos enxergar a solução.

Como diz Saramago: “Se puderes olhar, vê. Se podes ver, repara.”
Uma viagem ao mundo obscuro da consciência humana.
Indispensável leitura.

by Dica

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi meninas,

Isto que chamo de uma grande coincidência ou acaso do destino, hoje pela manhã estava pensando com meus botões qual livro iria comprar e pensei justamente em "Ensaio Sobre a Cegueira". Tá mais do que decidido que vou comprar.
Ja li e recomendo as "Intermitências da Morte", um assunto sério e assustador para maioria das pessoas, no entanto Saramago consegue retratar o que seria se ela não existisse, e tem trechos hilários.

Muito bom ver Saramago no cinema, espero que o filme não desaponte os leitores de Saramago, como os do Código da Vinci(apesar do filme ter sido bom ficou devendo muito ao livro.

Beijoooooooooooo

Art in Shapes disse...

Meninas, não sei se viram, mas também publiquei a notícia do filme baseado na obra de Saramago. Eu simplesmente amo Saramago e estou mais que ansiosa para ver este filme na telona. Ah, valeu pela dica do blog. Já está salvo nos meus favoritos. Bjs