quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Lado Blá

A vontade era tamanha de falar deste mineiro que reside em Paris que não agüentei chegar a quinta. Logo o Lado B invandiu o Blá blá blá...

Foi só em 2001 que tive o primeiro contato com suas fotografias. Privilégios de conhecer arquitetos que ganham convites VIPs, entrei no embalo e fui ver Êxodo . Confesso, era completamente ignorante sobre quem era o tal moço que tinha sobrenome gastronômico.

Sim, estava mais animada com os possíveis comes e bebes que ia rolar em pleno dia de semana. Afinal, para uma estudante universitária, comida de graça e diferente era banquete... risos.

No burburinho de ‘pescoçudos’ e luluzetes fui surpreendida com imagens vis. Percorri as salas em uma agonia única, devorando cada imagem. Aqueles olhares de não pertencer ao lugar e não ter para onde ir bastaram para que me identificasse de imediato.

A festa perdeu o ritmo e o que ficou foi o amargor na garganta. Desamparo e falta de prumo. Falta de respeito e dor. Vontade de lutar pela dignidade de todos aqueles que estavam estampados naquelas belas paredes.

Sebastião Salgado trouxe o amargo de maneira clara e ferina. Por isso bato palmas sempre pela sua ousadia e falta de prolixidade.


by Fulana

3 comentários:

Anônimo disse...

Carooolll !!!
É isso aí Sebastiao Salgado! O fotógrafo dos excluídos, Grande Brasileiro, mas que quase ninguém conhece.
Bjos

Daniela Valverde disse...

Fulana, fui a uma exposição de Sebastião Salgado em Londres quando lá morava e me apaixonei! Ele é simplesmente perfeito! A força que ele coloca nas fotos é algo espetacular. Parabéns pelo post e pela lembrança! Bjs

Anônimo disse...

Não conhecia este trabalho, do Salgado, sempre admirei trabalhos deste tipo. Penso que captar emoções é algo sutil, transmitir através de uma foto, mais ainda. Sem palavras.....